RGB, CMYK ou pantone?

Termos usados na área de impressão digital geram muitas dúvidas.

Certamente você já deve ter se deparado com as siglas RGB, CMYK ou Pantone e não soube identificar qual desses padrões é o ideal para a impressão do seu projeto. Outro problema comum é sua impressão não ficar com o resultado esperado.

Que tal esclarecer suas dúvidas e identificar o padrão ideal para impressão do seu projeto e entender a diferença de cor entre a tela e a impressão? 

O que é RGB?

RGB é a sigla para Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Esse padrão de cores é chamado de síntese aditiva, ou seja, quando misturados, a composição cromática resulta em branco (luz). As cores RGB são utilizadas em monitores, projetores, TVs, câmeras digitais, etc. e é comum ser utilizado na impressão de arquivos simples, como um trabalho acadêmico por exemplo.

O que é CMYK?

CMYK é a sigla para Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Este padrão é chamado de síntese subtrativa. A mistura de azul, magenta e amarelo pode resultar em preto ou em uma variedade de tons coloridos, por isso, este modo é escolhido para impressão de materiais gráficos e impressões digitais.

O que é Pantone?

PANTONE é uma tabela de cores primárias criada pela empresa Pantone Inc. com numeração específica que serve de referência para identificar a tonalidade de cor exata (100%) evitando variações de cores na impressão. Um bom exemplo é manter a impressão em todos os tipos de mídia de uma cor específica que faz parte da identidade visual de uma empresa. O sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores e também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas (cromadas) dourado, prata e as fluorescentes.

Agora que você já sabe o que são os padrões de cores RGB, CMYK, Pantone e suas utilizações, fica mais fácil entender a diferença entre o monitor e a impressão, certo?

A cor exibida no monitor pode não ser a mesma depois de impressa por diversos fatores: calibragem do monitor, luz do ambiente, qualidade da tinta, tipo de mídia usado (adesivo, lona, tecido) entre outros. O monitor sempre emitirá cores RGB. Portanto, todas as cores vistas serão formadas a partir do vermelho, verde e azul. Para imprimir seu projeto, o padrão de cor utilizado é o CMYK, ou seja: a cor que antes era criada a partir do vermelho, verde e azul, será reproduzida a partir do ciano, magenta, amarelo e preto que com certeza terá variação na impressão. Desta forma, é importante converter seu arquivo em CMYK antes de enviar para impressão e/ou solicitar uma amostra impressa (prova de cores) para uma melhor visualização das cores antes da impressão final.

Detalhes como estes garantem uma impressão fiel.