Seu Backup está confiável?

Ficou em dúvida?

Certifique-se o mais rápido possível ! 

São várias situações em que você pode precisar restaurar os seus dados, desde uma simples manutenção até uma perda de dados causada pelos mais diversos motivos, tais como:

► Arquivo deletado, acidental ou proposital;
► Estragar HD do servidor, computador ou notebook;
► Arrombamento na empresa, roubo dos equipamentos;
► Temporal;
► Inundação
► Incêndio;
► Ataque hacker
► Sequestro de dados;
► Virus;

Não é pessimismo, pode acontecer em qualquer empresa. Algumas já tiveram prejuízos ou encerraram as suas atividades porque perderam os seus dados. O que aconteceria se sua empresa não tivesse mais os dados dos seus sistemas, planilhas, documentos e registros? Quanto valem os dados para o seu negócio?

Se você está convencido que precisa dar atenção ao Backup, seguem algumas sugestões:

BACKUP REMOVÍVEL

Se faz necessário que cópias do backup estejam armazenadas fora da sua empresa, pois em uma situação de sinistro (roubo, incêncido, acidente....) você terá cópias adicionais e poderá restaurar os dados.

CRIPTOGRAFIA

Acima, sugerimos cópias do backup fora da empresa. E se pessoas indevidas tiverem acesso a estas cópias?
Para resolver esta ameaça recomenda-se que o backup seja feito com a criptografia dos dados na origem, antes de serem movidos para fora da empresa. Assim, se alguem não autorizado tiver acesso ao seu backup não conseguirá os dados. Ainda, convém reforçar que a chave de criptografia deve ser muito bem guardada, se for perdida os dados não serão acessíveis.

RESTAURAÇÃO PERIÓDICA

O backup é muito importante. A restauração do backup é muuuuuiiito mais importante. Pior que não ter o backup, é restaurá-lo e não ter os dados que você precisa. Então se faz necessário restaurar o backup periodicamente e testar se os dados estão em condições de uso.
Por exemplo, restaure os dados em um local alternativo e peça para a sua equipe de TI ou para o fornecedor dos seu sistema de gestão validar se os dados restaurados estão confiáveis. Ou você vai "pagar para ver" na hora que precisar recuperar os seus dados?

UM NÃO É SUFICIENTE

Você já deve ter escutado o ditado popular "Quem tem um, não tem nenhum. Quem tem dois, tem um". A sabedoria popular também se aplica ao backup.
Se os seus dados são fundamentais para o seu negócio, se faz necessário que você tenha mais de um tipo backup (nuvem,storage, disco, fita) armazenados em locais diferentes.

RETENÇÃO

Período de retenção é um termo técnico usado nos sistemas profissionais de backup. É o tempo pelo qual os dados devem ficar disponíveis para recuperação. Por exemplo, período de retenção de 10 dias siginifica que você terá acesso aos dados de até 10 dias atrás. Investigue, pergunte para o profissional de TI de sua confiança qual o período de retenção do seu backup.

DROPBOX E GOOGLE DRIVE

São serviços de sincronismo e armazenamento de dados, possibilitam manter os dados consistentes entre vários dispositivos. Ao realizar uma alteração no conteúdo de um arquivo, o mesmo será sincronizado em todos os dispositivos, incluindo alterações e exclusões de arquivos. Dependendo de como você configurou a sincronização e compartilhamento, você pode excluir um arquivo em um dispositivo e vê-lo desaparecer em todos os outros dispositivos compartilhados. Então definitivamente não é backup. O verdadeiro backup mantém cópias idênticas dos arquivos com várias versões, o que permite restaurar um arquivo alterado ou excluído, dentro do seu período de retenção.

HD EXTERNO E PENDRIVE NÃO SÃO CONFIÁVEIS

O uso de HD externo e pendrive para armazenar os backups tornaram-se frequentes por tratar-se de uma solução de baixo custo em relação à capacidade de armazenamento fornecida. No ponto de vista da efetividade, são considerados de alto risco para o armazenamento quando a finalidade são cópias de segurança, pois não são resistentes a quedas e campos eletromagnéticos. Além disso têm um tempo de vida útil curto e não geram confiança na possibilidade de restauração futura dos dados se não forem verificados frequentemente.

ESTRATÉGIA DE BACKUP

A estratégia DDN (Disco para Disco para Nuvem) tem sido considerada eficaz e de bom custo benefício. Consiste em fazer o backup dos dados para um disco dentro da empresa e depois um novo backup dos dados para a Nuvem. O Sistema de backup configurado com criptografia AES de 256 bits, retenção de 30 dias, verificação dos dados e envio de email para o gestor informando se o backup foi concluído com sucesso ou não.
Com esta estratégia podemos garantir velocidade de restauração dos dados, mais de uma cópia dos dados, armazenamentos em mais de um local (discos e nuvem), verificação se os dados estão corretos e podem ser restaurados e ainda mantém o gestor informado por email de como está o funcionamento do backup. Outra estratégia, a DDT (Disco para Disco para Fita) também é bastante usada e confiável, fica melhor adicionando a nuvem como mais um ponto de cópia do Backup (DDTN).

PRECISA DE AJUDA ?

A HSS pode ajudar a sua empresa, conheça o HSS BACKUP PRO. Solução completa de backup profissional composta de software, espaço em nuvem, suporte e consultoria.

PRECISA DE AJUDA? FALE CONOSCO

 PRODUTO RELACIONADO: HSS BACKUP PRO

Detalhes técnicos

Dúvidas Frequentes

 

NOSSOS OUTROS SERVIÇOS:  INFRAESTRUTURA INTELIGENTE, OUTSOURCING DE IMPRESSÃO, CONSULTORIA

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS, BIRÔ DE IMPRESSÃO